quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ophir: liminar contra Exame de Ordem é virar as costas à qualidade do ensino 

Brasília, 16/12/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou hoje (16) que a liminar do desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, que considerou o Exame de Ordem inconstitucional, "é uma decisão que está na contramão da história, na contramão da qualidade do ensino jurídico". Para Ophir, ao demonstrar descompromisso com a qualidade do ensino que é a principal objetivo do Exame, a liminar do juiz do TRF-5 "é virar as costas para a realidade, é virar as costas para o mau ensino que se pratica no Brasil".  Ele sustentou que a OAB "não vai descansar enquanto não for reformada essa decisão;  vamos usar de todos os recursos necessários para atacar essa liminar e tenho certeza que o Supremo Tribunal Federal vai julgar esse caso e colocar uma pá de cal definitiva nessa questão ainda no próximo ano".

Não sou a favor da extinção do exame de ordem, infelizmente no Brasil onde o ensino vai de mal a pior, com 1.128 faculdades de direito, é necessário haver uma avaliação para saber o nível de conhecimento, se o bacharel está apto para exercer a profissão, afinal ele lidará com bens precisos como a liberdade e o patrimônio das pessoas. Luto para que este "exame" cumpra seu propósito de avaliar e não eliminar como tem sido feito nos últimos anos. Que seja uma prova justa, humana, para que aqueles preparados, prontos para exercer a profissão consigam passar.

O exame de Ordem é necessário, e temos que defender a sua continuidade, o que não devemos permitir é que se faça dele um mecanismo de reserva de mercado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário