quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Exame de Ordem

Aos Bacharéis, Estudantes de Direito e Advogados Iniciantes,

Passar no exame da ordem não é uma tarefa fácil, exige do candidato muito estudo e equilíbrio psicológico, mas acima de tudo, autoconfiança.

Sofri durante 8 exames até conseguir minha aprovação, neste ultimo 2010.2, o qual tem sido apontado como o mais difícil e reprovador da história, com 89% de reprovação.

Quero deixar claro, que não sou contra o exame, pois acredito ser infelizmente um mal necessário, já que no Brasil existem mais faculdades de Direito do que em todos os outros países juntos, e muitas não preparam o bacharel como deveriam, jogando no mercado pessoas altamente desqualificadas, com um reduzido conhecimento jurídico, e/ou sem nenhum raciocínio jurídico. E olha que não vamos nem citar aqui a tal da prática, que chega  ser quase ZERO nas faculdades nacionais.

O que discordo é a maneira como se tem feito o exame, que a muito deixou de avaliar conhecimentos, transformando-se em uma prova de eliminação, controlando a quantidade de advogados em atuação, pura e simplesmente para realizar uma reserva de mercado. No mais das vezes injusta, desumana, privando pessoas que estão preparadas, prontas, mas por não saberem jogar o jogo, assemelhando-se a concurso público, terminam por ficarem de fora.

E isso tem conseqüências desastrosas na vida desses candidatos: Depressão, perda da auto-estima, autoconfiança e dos sonhos, sentimento de inferioridade, etc. Isso sem contar as oportunidades profissionais que são perdidas.

Acreditem, passei por cada uma dessas "fases", e bem sei, o que cada derrota me causou.

Mas, não quero aqui desanimar aos candidatos, ao contrário, quero neste espaço ajudar a todos que estão passando ou irão passar pelo exame de ordem.

Quero compartilhar minhas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dessa jornada, ensinado-lhes a jogar o jogo e a vencer.

É possível passar, você pode, acredite!

Aqui tentarei tirar as dúvidas, postarei material de estudo, informações sobre o exame e tudo mais que estiver relacionado.

Um comentário:

  1. Muito bem Belª Fernanda, que sua experiência sirva de incentivo e consolo a todos que estão ansiosos e confusos com esse tal 'monstro' do exame da Ordem. bjs

    Valdirene Navarro

    ResponderExcluir